Pesquisando sobre mídias, encontrei este texto muito interessante que poderá nos auxiliar em nossa sistematização, bem como em nossa postura em sala de aula diante das tecnologias.
O texto incia com um questionamento bem sugestivo e reflexivo: Em tempos de internet, qual é o papel do professor?
Espero que vocês gostem do texto assim como eu.
Aproveitem...
David Buckingham fala sobre Educação para as mídias
Para o especialista britânico, em vez de denunciar os perigos da TV, videogame e internet, é melhor ajudar a turma a fazer escolhas conscientes
Em tempos de internet, qual é o papel do professor?
BUCKINGHAM Ele é fundamental
para ajudar as crianças a perceber que os conteúdos de qualquer mídia -
seja nova, como a internet, seja velha, como a TV e os livros didáticos -
não nos trazem o mundo, mas uma versão dele. É perguntar sempre: de
quem veio essa informação? Quais são os interesses de quem a divulgou?
De que forma ela representa o mundo? É confiável? Como podemos comparar
essa informação com outras fontes? Também é preciso pensar em seu design
porque muitas vezes é a linguagem visual que nos leva a confiar em
determinado dado. Além disso, o docente tem o papel de municiar os
estudantes com conhecimentos necessários até mesmo para poder julgar uma
informação. Você pode me chamar de fora de moda, mas ainda acredito que
existam fatos. (risos) O professor tem de socializá-los. Se não,
corremos o risco de, por exemplo, acreditar nos sites que dizem que o
Holocausto nunca ocorreu.
A tecnologia pode reduzir a autonomia do professor?
BUCKINGHAM Há esse risco. Por
um lado, a tecnologia apresenta mais caminhos para aprender, permite uma
maior personalização do conteúdo e ajuda na comunicação entre
educadores, pais e alunos. É o caminho a ser buscado. Por outro lado,
algumas experiências concretas têm apontado uma situação diferente.Na
Grã-Bretanha, cada vez mais o governo não apenas coloca metas e padrões a
serem alcançados mas também diz: "Você vai ensinar assim, num currículo
centralizado, de acordo com determinado sistema. Nós proveremos os
recursos didáticos e também o plano de aula". Nesse contexto, a
tecnologia também pode ser usada como um instrumento de vigilância e de
controle. Há potencialmente um grande perigo aí. Trabalhei por bastante
tempo com a formação de professores e uma das coisas que está clara é
que o bom ensino acontece quando os professores são donos daquilo que
eles querem ensinar, quando dominam o conteúdo e sabem por que ele é
importante, incentivando os alunos a aprender. E o ensino ruim acontece
quando o professor está apenas seguindo uma rotina, uma série de
procedimentos. Isso parece Educação, mas não é.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Crescer na Era das Mídias Eletrônicas, David Buckingham, 304 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 3385-8500, 47 reais
Media Education - Literacy, Learning and Contemporary Culture, David Buckingham, 232 págs., Ed. Polity (sem edição no Brasil), 29,95 dólares
INTERNET
Pesquisas sobre Educação para as mídias e recursos para aulas (em inglês).
Crescer na Era das Mídias Eletrônicas, David Buckingham, 304 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 3385-8500, 47 reais
Media Education - Literacy, Learning and Contemporary Culture, David Buckingham, 232 págs., Ed. Polity (sem edição no Brasil), 29,95 dólares
INTERNET
Pesquisas sobre Educação para as mídias e recursos para aulas (em inglês).
Texto :http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/david-buckingham-fala-educacao-midias-618125.shtml?page=3
Postado por Profª. Juliana Ferreira
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