segunda-feira, 18 de março de 2013

Boa Tarde a todos...

Pesquisando sobre mídias, encontrei este texto muito interessante que poderá nos auxiliar em nossa sistematização, bem como em nossa postura em sala de aula diante das tecnologias.
O texto incia com um questionamento bem sugestivo e reflexivo: Em tempos de internet, qual é o papel do professor?

Espero que vocês gostem do texto assim como eu. 

Aproveitem...

David Buckingham fala sobre Educação para as mídias

Para o especialista britânico, em vez de denunciar os perigos da TV, videogame e internet, é melhor ajudar a turma a fazer escolhas conscientes

 

Em tempos de internet, qual é o papel do professor?
BUCKINGHAM Ele é fundamental para ajudar as crianças a perceber que os conteúdos de qualquer mídia - seja nova, como a internet, seja velha, como a TV e os livros didáticos - não nos trazem o mundo, mas uma versão dele. É perguntar sempre: de quem veio essa informação? Quais são os interesses de quem a divulgou? De que forma ela representa o mundo? É confiável? Como podemos comparar essa informação com outras fontes? Também é preciso pensar em seu design porque muitas vezes é a linguagem visual que nos leva a confiar em determinado dado. Além disso, o docente tem o papel de municiar os estudantes com conhecimentos necessários até mesmo para poder julgar uma informação. Você pode me chamar de fora de moda, mas ainda acredito que existam fatos. (risos) O professor tem de socializá-los. Se não, corremos o risco de, por exemplo, acreditar nos sites que dizem que o Holocausto nunca ocorreu.

A tecnologia pode reduzir a autonomia do professor?
BUCKINGHAM Há esse risco. Por um lado, a tecnologia apresenta mais caminhos para aprender, permite uma maior personalização do conteúdo e ajuda na comunicação entre educadores, pais e alunos. É o caminho a ser buscado. Por outro lado, algumas experiências concretas têm apontado uma situação diferente.Na Grã-Bretanha, cada vez mais o governo não apenas coloca metas e padrões a serem alcançados mas também diz: "Você vai ensinar assim, num currículo centralizado, de acordo com determinado sistema. Nós proveremos os recursos didáticos e também o plano de aula". Nesse contexto, a tecnologia também pode ser usada como um instrumento de vigilância e de controle. Há potencialmente um grande perigo aí. Trabalhei por bastante tempo com a formação de professores e uma das coisas que está clara é que o bom ensino acontece quando os professores são donos daquilo que eles querem ensinar, quando dominam o conteúdo e sabem por que ele é importante, incentivando os alunos a aprender. E o ensino ruim acontece quando o professor está apenas seguindo uma rotina, uma série de procedimentos. Isso parece Educação, mas não é.


Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Crescer na Era das Mídias Eletrônicas
, David Buckingham, 304 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 3385-8500, 47 reais
Media Education - Literacy, Learning and Contemporary Culture, David Buckingham, 232 págs., Ed. Polity (sem edição no Brasil), 29,95 dólares

INTERNET
Pesquisas sobre Educação para as mídias e recursos para aulas (em inglês).

Texto :http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/david-buckingham-fala-educacao-midias-618125.shtml?page=3

Postado por Profª. Juliana Ferreira

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